OPINIÃO DA ADAV
Poderia não comentar sobre o que já sabemos da Igreja católica, e que ficou bem claro nas palavras desse representante dela.
Mas farei algumas considerações.
Primeiro, de onde esse homem tirou a informação de que Maria "faz conosco"?, que "é maleável, dócil"? Da Bíblia é que não foi, porque a Palavra de Deus nos ensina que não devemos ir além do que está escrito. A versão Ave-Maria da igreja romana diz:
"Se aplique tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.", 1Co 4.6
Segundo, ele diz que o protestantismo é soberbo porque não aceita a intermediação de homens que estão mortos aguardando os merecidos galardões. Mas esse mesmo versículo, na Bíblia de versão católica, adverte o "sábio" padre, dizendo que ele não deve falar o que não está escrito na Palavra revelada "... para que vos não ensoberbeçais tomando partido...". Então, quem é o soberbo?
Terceiro, ele diz que o catolicismo é humilde e ensina seus seguidores, inclusive o padre, a ser humilde, porém ele mesmo não é humilde! O que ensina a Bíblia sobre isso? Vejamos o que diz a Bíblia católica:
"Tu, que ensina aos outros... não te ensinas a ti mesmo! Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas!", Rm 2.22.
Ora, o padre confessa que não é humilde e está apedrejando o os outros pelo pecado que ele confessa ser praticante! O que é isso? Hipocrisia! E sobre esse pecado Jesus fala em Mt 23. Leia o capítulo todo por favor! De preferência na Bíblia de tradução romana!
Depois ele ataca a própria inspiriração da Palavra de Deus, pois diz que os protestantes argumentam que há um só mediador, mas que não é isso que esse versículo quer dizer. Então vamos ver a complicação teológica em que se meteu o nobre padre ao afirmar isso. Leiamos o versículo todo:
"Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem", 1Tm 2.5.
Se o "homem" neste texto deve ser entendido alegoricamente como explicou o padre, então a primeira parte também deve assim ser interpretada. Logo, somos obrigados a crer que "Deus" aqui é toda a igreja, já que o "homem" é toda a igreja, conforme disse o revendo padre tomando por base At 9.5. Então quando Jesus disse "Eu sou a porta" (Jo 10.9,10), então devo entender que, de fato, ele é uma porta literal! E assim sucessivamente!
Por fim, ele nos chama de otários! Vejamos o que diz o dicionário sobre esse verbete:
"Vítima do conto-do-vigário. 2 Indivíduo ingênuo, tolo, que facilmente se deixa enganar."
Então, otário é quem acredita no esse padre fala, ou seja, no "conto-do-vigário". Aliás, a palavra "vigarista" tem origem exatamente nas mentiras que os vigários (padres) falam!
Ademais, Jesus disse que quem chama seu irmão de louco, que segundo o dicionário é sinônimo de otário, responderá por isso em juízo. Então, como protestante que sou, poderia entrar na justiça por ter sido chamado de otário. Mas como não sou otário, pois não acredito no que diz o vigário, deixarei essa causa par ao juízo divino, que é o que diz o texto Mt 5.22. Por falar nisso, esse senhor que responde pela alcunha de padre, que em latim é pai, não está falando a mesma língua de outro padre, pois esse diz o contrário do que lemos em um estudo sobre chamar o outro de idiota. Leia o estudo aqui.
Mas como não somos filhos do mesmo pai, então nem me preocupo!
Ao padre, shalom!
Pr. Francisco Pinto
Presidente da ADAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário